Turismo em SP

Pontos Turísticos

O centro de São Paulo é muito rico em opções de turismo e passeios.

O San Raphael preparou um roteiro com as melhores opções de passeios e turismo da cidade.

O San Raphael Hotel é a melhor opção de hotel no centro de São Paulo.

Emblemático, o Bixiga é considerado o bairro mais paulistano

Bairro do Bixiga

O bairro do Bixiga, localizado na região da Bela Vista, nasceu por volta de 1870, quando Antônio José Leite Braga resolveu lotear parte de sua chácara. O local foi, então, povoado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil e o bairro assumiu as características de seus moradores, que mantiveram vivas a tradição e a religiosidade. Semelhante às aldeias da Itália, o Bixiga tem ruas estreitas e ladeiras, onde se instalaram aos poucos cantinas, quitandas, sapatarias e lojas de artesanato.

Brás, Bom Retiro e Rua 25 de Março

Dentre os inúmeros programas para se fazer na cidade de São Paulo, ir às compras é uma das opções que não podem faltar no roteiro de visita. A metrópole reserva produtos provenientes de todo o mundo e tem os bairros do Brás e Bom Retiro e a Rua 25 de Março como as principais paradas para quem procura a capital com esse objetivo.

Catavento Cultural

Na antiga sede da prefeitura, no centro de São Paulo, você pode tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada e conhecer o corpo humano. No Catavento Cultural e Educacional, museu interativo localizado no Palácio das Indústrias, você pode aprender ciência e se divertir ao mesmo tempo.

Edifício Itália

O Edifício Itália, considerado o segundo maior da cidade, foi inaugurado em 1965 na cidade de São Paulo. Com 165 metros de altura, sendo 150 metros a partir do chão, tornou-se um importante ponto turístico da capital. O prédio conta com 19 elevadores, 6 mil m² de vidro e tem capacidade para 10 mil pessoas. Ele se tornou um marco da cidade não apenas pelo tamanho, mas também por seu famoso e tradicional restaurante, o Terraço Itália. Situado na cobertura do empreendimento, permite vista de 360 graus da capital e oferece uma das cartas de vinho mais completas da cidade.

Farol Santander

O Edifício Altino Arantes, também conhecido como Farol Santander conta com várias experiências, como os andares de memória e de exposições e está dividido em três grupos de andares.

Você poderá visitar o Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º do 4 (4º andar), as exposições (19º, 20º, 22º e 23º andar) e o Mirante do 26 (26º andar). Além da visita da Pista do 21 (21º andar) e a Arena do 8.

Feiras de artesanato e antiguidades

A cidade de São Paulo é o paraíso de todos os tipos de compradores - dos que precisam de algum item específico aos milhares de revendedores que desembarcam diariamente na capital paulista. Há produtos para qualquer necessidade, de um alfinete até um objeto de luxo. Presentear amigos, familiares e companheiros de trabalho também é uma missão fácil para quem visita São Paulo. Não faltam opções, que atendem a todos os gostos e bolsos.

Mercado Municipal (Mercadão)

Por iniciativa do então prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22 mil m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis. Trata-se do Mercado Municipal de São Paulo.

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Paulo é parada garantida para quem visita a capital paulista. É uma daquelas dicas sacras que vale também para as pessoas que não são religiosas.

Os beneditinos chegaram a São Paulo em 1598, mas somente em 1634 foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. O local, que hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, abriga hoje, além da igreja (Basílica de Nossa Senhora da Assunção), o mosteiro com cerca de 40 monges enclausurados que seguem a tradição do ora et labora (“ora e trabalha”), somado, no caso dos monges paulistanos, ao et legere ("e leia"), em especial as Sagradas Escrituras.

Museu da Língua Portuguesa

O museu que está fechado desde 2015 em decorrência de um incêndio, reabre em junho de 2020.

Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo. No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil.

Museu do Futebol

A capital cultural da América Latina inova mais uma vez e abre o único museu no mundo voltado exclusivamente para o futebol sem ter ligação com nenhum clube específico. O acervo multimídia, o aspecto futurista das instalações e referências aos grandes fatos da história brasileira do século XX são garantias de um ótimo passeio mesmo para os menos fanáticos pela modalidade. Com investimento de R$ 32,5 milhões, o Museu do Futebol é um dos grandes atrativos turísticos da cidade.

Museus de São Paulo

Acervo Artístico-cultural do Palácio do Governo
Endereço: Av. Morumbi, 4500 – Morumbi
Tel.: (11) 2193-8282
www.acervo.sp.gov.br

Pinacoteca do Estado

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, o prédio que hoje abriga a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de artes de São Paulo. Na época foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade.

Sala São Paulo

Construída com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos no estilo Luis XVI, com esculturas e minuciosos detalhes, a Júlio Prestes seria a estação inicial da Estrada de Ferro Sorocabana, a principal veia de transporte de café em São Paulo. Ocupando área total de 25 mil m², seu projeto arquitetônico, de autoria de Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves, chegou a ser premiado no III° Congresso Panamericano de Arquitetos, de 1927.

Theatro Municipal

Galvão O Theatro Municipal, um dos grandes cartões de São Paulo, está prestes a completar seu centenário após uma complexa reforma, que restaurou o palco, centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais, fazendo com que o local fique mais parecido com o Municipal do século passado, mas muito mais moderno.

Faça sua Reserva

Preencha o formulário abaixo  e consulte nossa disponibilidade.