Faça sua reserva

Theatro Municipal

Fonte: SP Turis
Atualizado em 30.08.11
Autor: Ana Luiza

theatro-municipal

Galvão O Theatro Municipal, um dos grandes cartões de São Paulo, está prestes a completar seu centenário após uma complexa reforma, que restaurou o palco, centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais, fazendo com que o local fique mais parecido com o Municipal do século passado, mas muito mais moderno.

Aberto ao público no dia 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo começou a ser construído oito anos antes, em 1903. Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, foi inaugurado pela ópera de Hamelet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas que se amontoavam na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Com isso, a cidade começava a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

O local foi idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender a ópera - a primeira forma artística e de lazer típica da burguesia, em virtude do grande número de italianos que viviam em São Paulo. Desde sua inauguração, duas grandes restaurações marcaram as mudanças e renovações do espaço: a primeira aconteceu em 1951 com o arquiteto Tito Raucht, responsável pelos pavimentos para ampliação dos camarins e redução dos camarotes; já o segundo restauro ocorreu de 1986 a 1991, comandado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, restaurando o prédio e implementando estruturas e equipamentos mais modernos.

Hoje, o Theatro coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho de seus corpos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano.

Serviço:

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo - Centro (Metrô República ou Anhangabaú)
Tel.: (11) 3222-8698
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/
Horário: Bilheteria de segunda a sexta das 10h às 19h e finais de semana das 14h às 17h

 

BAR DOS ARCOS

Localizado no subsolo do teatro e com proposta de valorizar a história e a arquitetura do local, Bar dos Arcos tem carta especial de drinques e música instrumental. Em seu menu estão combinações exóticas, misteriosas e os clássicos com uma releitura que agrada aos diversos curiosos paladares.

O nome surgiu em referência às estruturas do local. Na época da construção do espaço, em 1911, não existia cimento. Os arcos romanos sustentam a estrutura com as pedras ligadas por uma “argamassa” feita de conchas, gordura de baleia e areia. O local mantém o formato original e possui o espírito de taberna do século XIX. “O mais importante no bar são os arcos. Tudo faz referência aos arcos. Eu tenho que honrar essa estrutura, essas colunas e essas pedras”, afirma o empresário Facundo Guerra.

O bar é dividido em duas áreas de conveniência. Numa delas estão os balcões comunitários que são retro iluminados. “Nessa ambiência, estamos sendo quase sintéticos. Queremos apenas três elementos: humanos, drinques e arcos. Mais nada”. O balcão serve exatamente para iluminar o drinque, as pessoas e dialoga com a arquitetura dos arcos. Já a segunda área de convivência recebe o mobiliário, elaborado por uma das empresas parceiras, a Westwing. A área é composta por peças confortáveis e elegantes, que transformam o ambiente em um espalho mais relaxado, e propícia conversa e toda dinâmica do lugar. Reservas de Mesa apenas para acima de 5 pessoas e através do botão RESERVAS do perfil no Facebook ( www.facebook.com/bardosarcos/ ) Para outras quantidades será atendido conforme ordem de chegada.

 

Local: Entrada pela lateral do Theatro Municipal. Praça Ramos De Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010

Aberto de terça a sábado, das 19h30 às 2h30

Site: www.instagram.com/bardosarcos ou www.facebook.com/bardosarcos/